De tempos em tempos, principalmente nos grandes centros urbanos do nosso Brasil, nos deparamos com ruas completamente tomadas pelas águas da chuva e, apesar de todas as orientações de que não atravessar com o carro, muitos ainda tentam “navegar” através do alagamento.
Contudo nem todos conseguem e o carro termina apagando no meio do aguaceiro. A partir desse momento começam os maiores e mais comuns erros.
O principal motivo de o carro ter se desligado é a entrada de água pela tomada de ar do carro, inundando os cilindros do motor de água e fazendo com que ele apague. Pois bem, nesse momento é importante que não se tente fazer o carro ligar novamente, pois os riscos de se causar danos gravíssimos no motor são gigantescos.
O procedimento que o mecânico deverá proceder, é a eliminação da água de dentro do motor para que se possa ligar o carro novamente com segurança. Isso evitará um danos de grandes proporções no motor do carro. Também se recomenda a troca de óleo e filtros (de óleo e ar) o mais breve possível, além de inspeção do estado de outras partes como velas e etc. Ou seja, uma pequena revisão no seu veículo.
As principais mensagens deste artigo são:
- Evite ao máximo cruzar alagamentos com seu carro.
- Caso tenhas tentado e seu carro tenha apagado, não tente ligar ele em hipótese alguma.
Para solucionar esse e outros problemas, conte com os profissionais da Mecânico Delivery.
Bônus:
Outra situação bastante frequente é quando a gente estaciona o carro em um local e é surpreendido por um alagamento. Nesse caso, as verificações citadas acima também são realizadas, além de se fazer a verificação de entrada de água pelo cano de escapamento. E a orientação é exatamente a mesma, não tente ligar o carro sem antes saber se a água foi parar de alguma forma dentro de partes do motor.