Categorias
Dicas

Quando o carro não liga…

É muito desagradável quando acontece, ainda mais se estamos na rua e/ou com pressa! Ao girar a chave na ignição do carro nada acontece, ou o motor não pega quando deveria ou mesmo apaga logo em seguida. Pode ser simples ou complexo, mas algumas verificações básicas podem até mesmo resolver o problema ou no mínimo ajudar bastante na hora de relatar a situação para o seu mecânico ou para a Mecânico Delivery:

  • Você consegue girar a chave na ignição?

Se você não consegue girar a chave na ignição e o câmbio do carro for automático, verifique se o mesmo está na posição “P” (parking). Caso isso não resolva o problema ou não se aplique ao seu carro, as causas prováveis são problemas com o miolo da ignição ou com a trava de segurança da coluna de direção. Ambas requerem a inspeção por parte de um mecânico qualificado para diagnóstico e correção.

Caso você consiga girar a chave na ignição normalmente prossiga com as verificações propostas abaixo.

  • Você escuta o motor tentando ligar?

Se ao girar a chave você não escuta nenhum som ou barulho vindo do motor, observe as luzes indicadoras do painel. Você enxerga alguma luz acesa? Se sim, o problema muito provavelmente é elétrico e está no motor de arranque (ou nos cabos que fornecem corrente para ele) ou no sistema de alarme do veículo. Caso nenhuma luz indicadora acenda no painel, provavelmente o problema esteja na bateria, se não é algum problema elétrico mais específico.

Mas se ao girar a chave você escuta algum som ou barulho vindo do motor, a questão é saber se esse som ou barulho está normal (igual a quando o veículo pega) ou se está diferente. Se o som estiver igual, verifique se o veículo tem combustível. Em caso afirmativo, o problema provavelmente é falta de pressão de combustível ou falta de faísca nas velas. Em casos mais sérios a causa pode ter relação com ponto do motor/correia dentada.

Caso o som do motor esteja diferente do normal, veja qual situação melhor descreve o que você escuta:

  • A partida está lenta: um motor que gira mais devagar que o normal e não pega provavelmente está com a bateria fraca ou descarregada. Uma ponte de bateria pode resolver o problema, mas o ideal é verificar a causa que levou a bateria a descarregar e qual o estado da bateria atual.
  • Escuto um barulho repetitivo: ‘tec’, ‘tec’, ‘tec’: quando a carga da bateria está realmente baixa isso prejudica o funcionamento de todos os sistemas elétricos do carro. No caso esse som tem origem no solenóide do motor de arranque que engata e desengata sucessivas vezes sem ter força para girar o motor. Uma ponte de bateria pode resolver o problema, mas o ideal é verificar a causa que levou a bateria a descarregar e qual o estado da bateria atual.
  • O veículo dá estouros pelo escapamento (backfire): nesse caso temos problemas com o sistema de ignição/injeção de combustível ou então ponto do motor. Um diagnóstico do sistema é necessário para indicar com precisão qual o problema e a solução. 
  • Escuto barulho de engrenagens girando, arranhando ou zunindo: essa situação provavelmente indica algum problema com o motor de arranque do veículo, necessitando de um mecânico para isolar o problema.
  • Escuto um forte barulho de ‘click’ ou batida: aqui novamente podemos ter um problema com o motor de arranque ou, em casos mais sérios, com um motor preso. Não force mais o motor e chame imediatamente um mecânico. 
× Como posso te ajudar?